Freguesia de Cinfães

História

Cinfães é a freguesia-sede do concelho e está situada no Douro Litoral, entre a Serra de Montemuro e o Rio Douro

Esta freguesia ocupa a área de 25,18 km2 e conta com uma população de 3395 habitantes; Pertence ao Distrito de Viseu e tem como patrono São João Baptista. Inserida em zona agrícola conta com tradições e costumes muito antigos sendo a sua gastronomia, artesanato, património, paisagens e gentes as suas maiores riquezas.
A constituição ou fundação destas terras perde-se numa acumulação de usos e costumes existindo porém vestígios de presença humana, nesta Vila, desde tempos romanos como é exemplo disso o Penedo de granito com motivos insculturados e esculturados situado na Quinta da Chieira que lhe atribuiu a designação pela qual será localmente mais conhecido: "Penedo da Chieira".

Uma vila centenária encustrada de história...

Venha visitar-nos!

Cinfães está à sua espera

Existem ainda várias sepulturas escavadas em pedra e existem torres de origem medieval, como é disso exemplo a Torre da Coelha, em Painçais. Na freguesia de Cinfães encontram-se ainda, da época medieval, o Tímpano da desaparecida Igreja Medieval de Cinfães e também registos da honra de Cidadelhe e da honra de Santa Eulália, a primeira pertença de Egas Moniz e a segunda propriedade de Mem Moniz. Mais tarde, na Idade Média Cinfães recebeu Foral, em 1513, outorgado por D. Manuel I – O Venturoso.
Merecem grande destaque pela sua ruralidade, arquitectura e preservação as aldeias típicas de Pias, Contença e a zona histórica do Minhoso em plena Vila de Cinfães.